Somando o resultado de fases anteriores, operação poderá chegar ao número de 6 mil celulares apreendidos.

Vistorias rigorosas em presídios de MS buscam celulares usados pelo crime organizado
/ Foto: Reprodução

Presídios de Mato Grosso do Sul passam por vistoria rigorosa até esta sexta-feira (21). Se trata da sétima fase da Operação Mute, coordenada pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e acontece em todo o País.

As vistorias começaram nesta quarta-feira (19) e, em Mato Grosso do Sul, é feita por policiais penais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). 'O objetivo é combater as organizações criminosas dentro das unidades prisionais e com isso reduzir os índices de violência em âmbito nacional', diz nota da Senappen.

A ação conta com policiais penais federais, estaduais e distritais. Durante a operação, eles vistoriam pavilhões e celas em busca de celulares 'que ingressam de forma proibida e são utilizados pelo crime organizado como ferramentas para a perpetração de delitos desdobrando no consequente avanço da violência nas ruas'.

Além disso, em alguns estados, as polícias penais realizam recaptura de foragidos.


Somando o resultado das seis fases anteriores, a operação poderá, ao final da sétima fase, chegar ao número de seis mil celulares apreendidos. O número de policiais penais envolvidos na operação também chama a atenção. Somados são mais 20 mil agentes em atuação em mais de 500 unidades prisionais, onde estão custodiados mais de 400 mil pessoas privadas de liberdades.